Operação do Ministério Público investiga suspeitos em rede de agiotas em Lavras, MG

operacao-lavras
Operação investiga suspeitos de rede de agiotas em Lavras (MG) — Foto: Gabriela Prado/EPTV

Uma operação do Ministério Público investiga suspeitos de ligação com uma rede de agiotas em Lavras (MG), na manhã desta sexta-feira (12). Investigações apontaram que suspeitos atuam em uma organização criminosa e estavam envolvidos com falsidade ideológica, corrupção e lavagem de dinheiro. A operação é um desdobramento de outras operações contra fraudes em shows, que aconteceram em 2013 e 2015.

Uma pessoa foi presa durante a operação Octopus, do MP de Varginha e Passos, além da Promotoria de Justiça de Lavras e Receita Federal. Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão. Agentes apreenderam documentos dentro do fórum de Lavras.

Segundo as primeiras informações do Ministério Público, foi identificado o envolvimento de servidores públicos de várias áreas. Os servidores teriam criado uma rede de proteção e vazamento de informações sigilosas.

Pelo menos seis auditores da Receita Federal, 46 policiais, nove promotores e 14 servidores do MP participaram da operação. O balanço final não foi divulgado.

Fraudes em shows

As investigações são decorrentes de outras operações do Ministério Público que apuraram crimes de fraudes em shows e lavagem de dinheiro. Nos últimos meses, o MP identificou a rede de agiotagem.

A primeira operação, chamada “VIP”, em 2013, prendeu três empresários de Lavras, suspeitos de fraude em licitações para contratação de shows artísticos. Na época, também foram cumpridos mandados em Três Pontas (MG), Conceição do Rio Verde (MG), Coqueiral (MG) e Ijaci (MG).

Na primeira operação, o MP identificou uma movimentação de R$ 11 milhões e contratos com 20 cidades. O grupo superfaturava contratos de shows públicos.

Na segunda etapa, em 2015, foram mais seis presos em Ilicínea (MG), Machado (MG) e Nepomuceno (MG).

Do G1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s